www.srtupan.com.br

Duchy Originals
Notícias Blogs

Sindicato: Quarto de MIlha


Núcleo do Centro Oeste Gaúcho de Proprietários de Cavalos Quarto de Milha



Presidente: Felipe Farias Alberto

1º Vice-Presidente: Walter Valladão Ferreira

2º Vice-Presidente: Régis Afonso da Silva Gomes

1º Tesoureiro: Gervázio da Silva Alberto

2º Tesoureiro: Lúcio Ailto Brum do Nascimento

1º Secretário: Fernando Hernandez Cunha

2º Secretário: José Carlos dos Santos Maijo

 

Ano de fundação: 1998  

Fundadores: Gustavo Herter Terra, Agostinho do Nascimento Terra, Paulo Élvio Hernandez, Pedro Luiz Herter, Régis Gomes, Lúcio Ailto Brum do Nascimento.

Sede: Localizada no Parque de Exposições Coronel Marcial Terra-Tupanciretã/RS

Número de associados: Atualmente com 25 associados

 

Histórico da Raça e do Núcleo:

A raça de cavalos Quarto de Milha foi uma das primeiras a ser desenvolvida na América, tendo surgida nos Estados Unidos por volta do ano de 1600.Seus exemplares se caracterizam pela docilidade, beleza, velocidade e versatilidade.

Podendo percorrer distâncias em curto espaço de tempo, conseguindo partidas rápidas, apresenta enorme submissão aos comandos do cavaleiro. É uma raça adaptável a qualquer situação, sendo utilizada tanto para trabalho quanto para a prática desportiva como laço comprido, rédeas,vaquejada,baliza,tambor  apartação.

Apresenta as linhagens para Conformação, Trabalho e Velocidade, todas elas presentes nos animais dos criatórios de Tupanciretã e região, tendo inclusive vários exemplares premiados em Exposições Nacionais e muitos animais ganhadores de provas de laço comprido. No final da década de 90, um grupo de proprietários de cavalos Quarto de Milha de Tupanciretã e região se reuniram e fundaram o Núcleo do Centro Oeste Gaúcho de Proprietários de Cavalos Quarto de Milha, com sede em Tupanciretã, e que apresenta como um de seus principais objetivos agregar, estimular e fomentar os Criadores e Proprietários de Cavalos Quarto de Milha, bem como aqueles que possuam exemplares de raças consideradas afins.