www.srtupan.com.br

Duchy Originals
Notícias Blogs

02 Setembro 2013

Senar-RS e Casa Rural apresentam balanço da Expointer

Senar-RS realiza 10 mil atendimentos
O Senar-RS registrou cerca de 10 mil atendimentos nas atividades realizadas no Parque Assis Brasil, em Esteio, durante a Expointer. O balanço foi apresentado pelo superintendente da instituição, Gilmar Tietböhl no último dia da feira.
A atividade mais popular foi o cinema 5D, com mais de 3 mil espectadores, que proporcionou aos presentes a experiência de assistir a um filme sobre produção sustentável no campo, dentro de uma cabine na qual podiam ter sensação de movimento, vento e chuva. Com público semelhante, a Vitrine da Carne Gaúcha novamente conquistou a atenção dos presentes ao demonstrar desossa de carcaças e preparo de pratos com carne bovina, ovina e suína no estande do Programa Juntos Para Competir – parceria entre Farsul, Senar-RS e Sebrae.
Tietböhl avaliou como positiva a estratégia de apresentar dinâmicas em diferentes partes do parque. O pavilhão de gado leiteiro recebeu demonstrações ligadas à qualidade do leite; a pista central, oficina sobre avaliação reprodutiva e escolha de touros; a área de máquinas, dinâmicas voltadas à agricultura de precisão; o estande principal, oficinas de artesanato; e o estande do Juntos Para Competir, demonstração de manejo de ovinos. Com o alagamento de parte do parque, a dinâmica voltada à irrigação ficou prejudicada. Ainda assim, até a desativação, no quarto dia da feira, havia atendido 191 agricultores.

Casa Rural foi palco para negociação de insumos
No estande da Casa Rural – Centro do Agronegócio no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, produtores e empresas parceiras puderam encaminhar negócios com preços reduzidos. O superintendente da entidade, José Alcindo de Souza Ávila destacou cotações para a aquisição de adubos da Heringer, de calcário da Dagoberto Barcellos e de sementes forrageiras da Semenpasto. “Também houve negociações envolvendo seguros e orientações, por parte do Instituto Souza Cruz, quanto ao pós-colheita do tabaco”, acrescentou Ávila, falando de alguns dos produtos e serviços apresentados pelos 38 parceiros da Casa Rural. Uma das novidades neste ano foi a presença de economistas ligados ao Conselho Regional de Economia (Corecon), disponíveis para orientar produtores quanto a investimentos.
O dirigente ainda ressaltou a parceria firmada com Sicredi para financiamento de touros em substituição a animais reprovados nos testes do Programa de Avaliação e Aquisição de Touros. Parceria semelhante deve ser feita com o Banco do Brasil, informou Ávila.

Fonte: Imprensa Sistema Farsul