www.srtupan.com.br

Duchy Originals
Notícias Blogs

02 Setembro 2013

Senar-RS capacitará para adequação ao CAR

Dentro de dois meses, o Senar-RS deve iniciar ações de capacitação para preenchimento Cadastro Ambiental Rural (CAR), uma exigência do novo Código Florestal para os produtores brasileiros. As ações serão possíveis a partir de protocolo de intenções assinado, nesta sexta-feira, na Expointer, entre a entidade, a Farsul, a Fetag e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). O Ministério de Meio Ambiente também deve ser signatário.
Segundo o superintendente do Senar-RS, Gilmar Tietböhl, as ações devem se iniciar com palestras para técnicos ligados a entidades representativas, que serão disseminadores das informações entre os produtores. A seguir, devem ser implementados cursos. Treze instrutores do Senar-RS já estão treinados para as capacitações. “Existe um comprometimento das entidades e do governo em cumprirmos essa primeira etapa do Código Florestal”, afirmou o presidente do Conselho de Administração do Senar-RS, Carlos Sperotto. “Esta união das entidades com a participação do governo, que conseguimos aqui no Rio Grande do Sul, serve de exemplo”, disse o secretário estadual de Meio Ambiente, Neio Lúcio Fraga Pereira. “Passamos três anos discutindo o Código Florestal, e isso deu muito trabalho. Agora, estamos dando um segundo passo, com o CAR, para dar segurança jurídica ao nosso agricultor”, disse Elton Weber, presidente da Fetag.
O CAR será obrigatório para todos os produtores. Proprietários de menor porte terão auxílio do governo para preencher o cadastramento.

Fonte: Imprensa Sistema Farsul