www.srtupan.com.br

Duchy Originals
Notícias Blogs

05 Agosto 2013

Royalties – Monsanto

A reunião na Farsul ocorreu dia 01 de agosto com participação de grande número de  sindicatos no Estado. Estava prevista a presença de Rui Prado (Presidente Comissão de Grãos da CNA e Presidente da FAMATO/ MT) que por motivos de última hora, foi obrigado a suspender sua vinda, que é quem está conduzindo o assunto em nível de Brasil.

 A FAMATO mais APROSOJA (46 Sindicatos e 1200 produtores) entraram contra MONSANTO, acusando quitação da tecnologia para alguns sindicatos do RS também entraram  com ação.  A Monsanto propôs acordo com esse grupo de MT, desde que os mesmos se comprometam a assinar termo de licenciamento e quitação feral que contempla diversos aspectos de  gestão responsável da tecnologia, como prática de refúgio ,além de dar quitação recíproca em relação ao uso da tecnologia RR1. Em contra partida, a empresa estaria oferecendo um bônus de R$18,50 p/ha sobre o custo inicial da “Tecnologia Intacta RR2 Pro” de R$ 115,00/ha, resultando nas próximas quatro safras.

   Aqui no RS, a situação ficou assim:

 

 - Por enquanto não somos tão dependentes dessa tecnologia uma vez que ainda não temos grandes problemas com a lagarta (tipo elasmo e do gênero helicoverpa)

 - O RS representa apenas 17% da produção de grãos nacional;

 - Ainda não há semente suficiente no mercado;

 - Quem detém a tecnologia põe o seu preço, fica livre para quem quiser pagar por ela;

 - Estamos de acordo que se cobre “Multa” e não Royaltina Moega, uma vez que somos partidários da gestão responsável de tecnologia;

 - Quem resolver aderir ao acordo com Monsanto deve assinar termo de licenciamento e quitação geral;

 - Quem quiser plantar intacta RR2 Pro, mas não quiser dar quitação recíproca de RR1, também deverá assinar termo de licenciamento sem a concessão de bônus que contempla os vários aspectos de gestão responsável da tecnologia, incluindo o refúgio.

Hoje, tivemos em entrevista no Programa Variedades da Radio Tupã abordando esse assunto e outros de interesse da classe.