www.srtupan.com.br

Duchy Originals
Notícias Blogs

18 Março 2013

Farsul divulga nota oficial de esclarecimento sobre a cobrança de royalties da tecnologia RR1

Farsul divulgou no dia 28 de fevereiro (quinta-feira) nota oficial de esclarecimento em relação às questões que envolvem a cobrança de royalties da tecnologia RR1 pela empresa Monsanto.

A nota foi elaborada em assembleia do conselho de representantes da federação e esclarece as possibilidades de posicionamento ofertadas aos produtores rurais do Rio Grande do Sul por ela representados. Segundo o presidente Carlos Sperotto, a intenção é dar continuidade a transparência e lisura pela qual toda a condução foi pautada e informar em que estágio está o processo de remuneração por detenção de tecnologias transgênicas.

O produtor tem a possibilidade de não pagar neste momento e aguardar a tramitação dos processos judiciais para verificar os procedimentos a serem determinados para pagamento ou restituição dos valores, conforme decisão final, ou pode assinar a proposta de acordo disponível no site da empresa Monsanto, na qual o produtor dá quitação total e irrestrita dos valores pagos até a data de assinatura do acordo proposto. Em contra partida receberá dispensa de pagamento das safras 2012/2013 e 2013/2014 pleiteado pela empresa, assim como nas safras futuras.

A Farsul reafirma que a decisão pela opção de uma das possibilidades é de cada produtor rural, e que está a disposição diretamente ou por meio de seus Sindicatos Rurais para prestar esclarecimentos que se façam necessários.

Abaixo a nota que traz ainda os procedimentos quer devem ser adotados pelos produtores que realizaram pagamento de royalties, direta ou indiretamente à empresa Monsanto pelo uso da Tecnologia RR1.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Farsul