www.srtupan.com.br

Duchy Originals
Notícias Blogs

05 Novembro 2013

Começa a segunda etapa de vacinação contra aftosa no Estado

O presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto e o diretor Administrativo da Federação, Francisco Schardong participaram da abertura oficial da segunda etapa de vacinação contra febre aftosa no Estado, que foi realizada dia 1º de novembro, na Fazenda Bom Fim, de Vasco da Costa Gama, no município de Guaíba, RS. O Governador Tarso Genro e o Secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, aplicaram as primeiras doses da vacina no rebanho da propriedade.

                 A campanha que vai de 1° a 30 de novembro em todo o estado tem a expectativa de imunizar seis milhões de animais entre bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. Nesta etapa o governo vai doar dois milhões de doses de vacinas a pequenos criadores. Podem receber as doses gratuitas os produtores que estiverem enquadrados nos critérios do Pronaf ou Pecfam e que tiverem até cem animais. O volume corresponde a 70% dos detentores de gado no estado. Os frascos já foram distribuídos para as inspetorias veterinárias. A expectativa é atingir pelo menos os memos índices da primeira etapa, que aconteceu em maio de 2013 e imunizou 97,7% do rebanho gaúcho.

               O Grupo Executivo de Febre Aftosa – GEFA, atua na criação de processos para a melhor execução das duas etapas da campanha de vacinação e é composto pela Seapa, Ministério da Agricultura, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS, Federação da Agricultura do RS e Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa).

Fonte: Imprensa Sistema Farsul