www.srtupan.com.br

Duchy Originals
Notícias Blogs

30 Setembro 2013

Cadastro Ambiental Rural é lançado no Rio Grande do Sul

O presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, considerou importante o papel da entidade no processo de elaboração do Cadastro Ambiental Rural- CAR, lançado oficialmente no Estado nesse sábado (28/09), em Porto Alegre, pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Segundo Sperotto, o conhecimento das assessorias técnicas da entidade sobre a agropecuária gaúcha serviu de referência desde o início do projeto até o lançamento, mas ressalta que o principal envolvimento do Sistema Farsul no CAR se dará a partir de agora. Sperotto acredita que os produtores não estão preparados para o cadastramento e diz que é preciso ter cautela para que não haja problemas. “Não queremos que haja penalizações, e por isso estamos com uma equipe preparada para ajudar os produtores no correto preenchimento do CAR”, acrescenta.
O Senar-RS, em parceria com a Farsul - e os sindicatos rurais filiados -, Fetag e Secretaria Estadual de Meio Ambiente, será o responsável pelo início da capacitação dos profissionais que darão auxílio no preenchimento do CAR. De acordo com o assessor do Sistema Farsul, Eduardo Condorelli, a entidade conta com 13 multiplicadores que terão a incumbência de treinar dois mil técnicos orientadores do cadastro.

O CAR é um registro público eletrônico e obrigatório de informações ambientais sobre os mais de 5,2 milhões de imóveis rurais no Brasil.

A ministra Izabella Texeira revelou que o CAR vai garantir segurança jurídica aos proprietários de imóveis rurais. Previsto na Lei 12.651/2012, que instituiu o novo Código Florestal Brasileiro, o cadastramento ambiental rural é tarefa preferencialmente dos estados. “O conjunto dos entes federativos tem a responsabilidade de construir um sistema integrado que ajude a todos na gestão ambiental rural do país”, afirmou.

A cerimônia de lançamento aconteceu na sede da Fetag, em Porto Alegre e teve a presença do superintendente do Senar-RS, Gilmar Tietböhl; do governador do Estado, Tarso Genro; do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; do presidente da Contag, Alberto Broch; do presidente da Fetag, Elton Weber; entre outras autoridades, lideranças sindicais e produtores.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Farsul

Esta notícia possui arquivos para download: