www.srtupan.com.br

Duchy Originals
Notícias Blogs

18 Março 2013

Cabanha Tabor comemora 100 anos

"O produtor rural é confiante. Deve ter fé para continuar enfrentando os desafios da natureza, por viver, sempre ante ameaça, de que um ato de Deus possa levar seu negócio a paralização", Antônio Côrrea Gomes, 05 de abril de 2002

No dia 12 de outubro a família Gomes reuniu mais de 80 pessoas para comemorar o centenário de fundação da Cabanha Tabor, localizada no Batu a 10 quilômetros de Tupanciretã. Liderados pela matriarca Iolanda Brugine Gomes, filhos, netos, genros e nora apresentaram aos participantes a história de pioneirismo de Aristides de Moraes Gomes (in memorian) , mais conhecido como Sr. Tidinho que rompeu barreiras do seu tempo e empreendeu a criação de animais de alto padrão racial, colaborando decisivamente para a melhoramento genético em sua propriedade.

Tidinho era um visionário que transmitiu ao filho Antônio Côrrea Gomes (in memorian) a capacidade de buscar novidades para aprimorar a qualidade dos animais criados na Cabanha Tabor. Ambos foram homens à frente de seu tempo e procuraram desenvolver a profissão de forma inovadora e com seus exemplos, estimularam o desenvolvimento da pecuária na cidade e região. Em 1912, Aristides importou da Inglaterra um touro Abeerden Angus Puro de Origem, de nome Ébano, por intermádio do dono da Estância Conceição, tornando-se a primeira Cabanha a criar animais da raça no município.

O legado foi relembrado com um vídeo em que Antonio Corrêa Gomes conta o início da Raça Angus e após o produtor rural Pedro Luiz Herter explanou sobre os potenciais da carne de animais Angus.

Na oportunidade Dona Iolanda juntamente com a neta mais velha do Sr Aristides e a bisneta mais nova inauguraram a placa centenária da propriedade rural.