www.srtupan.com.br

Duchy Originals
Notícias Blogs

Expocultura


O Sindicato Rural de Tupanciretã, Jari e Quevedos em parceria com a Associação Cultural Raul Bopp criou no ano de 2005, a Expocultura, um evento que valoriza os aspectos culturais da cidade e região, democratizando a cultura.

A Expocultura destaca-se como sendo uma grande ponte para levar à comunidade a oportunidade de vivenciar a cultura com a participação de todas as artes dentro de um espaço reservado a cultura.

Na primeira edição, a Expocultura teve entre as temáticas desenvolvidas, artesanato, cinema, dança, escultura, etnias da cidade, literatura, música, pintura, teatro e tradicionalismo.

 

Associação Cultural Raul Bopp

A Associação Cultural Raul Bopp foi fundada em 02/10/1995 por um grupo de pessoas interessadas em buscar conhecimento, arte e cultura nas suas mais variadas nuances e distribuí-las para a comunidade, preenchendo assim, um espaço vago em nossa cidade que historicamente destaca-se pelo gosto pelas atividades culturais.

No seu estatuto social estão bem claros os objetivos quando diz que ela se destina a difundir assuntos atualizados que venham a contribuir para a concepção do homem e do mundo sempre visando uma melhora das condições de vida da sociedade, enfocando uma visão global de temas culturais, tais como: Sociologia, Filosofia, Psicologia, Economia e Política, participando de assuntos que envolvem a comunidade e tudo o mais que abranja o desenvolvimento cultural da sociedade brasileira.

Ao longo de seus quatorze anos de existência, a Associação Cultural Raul Bopp, tem desenvolvido atividades culturais de vários formatos, onde destacam-se: palestras sobre história, atualidades, literatura e outras; apresentações teatrais, recitais de musica, cursos de português, oficinas artísticas, etc...

No sentido de aproximar-se da comunidade para melhor cumprir seu papel de difundir cultura foi desenvolvido, com sucesso, o projeto de outorga de uma rádio comunitária que hoje é uma realidade e leva à sociedade tupanciretanense o melhor da música, cultura e informações de relevância.

Outra realização de enorme importância para o alcance de seus objetivos sociais foi a criação da Expocultura, em conjunto com o Sindicato Rural, que já realizou quatro edições, todas com enorme sucesso e que se dedicaram a mostrar os talentos artísticos de nossa comunidade dando oportunidade às crianças de conhecerem e também mostrarem suas habilidades ao mesmo tempo em que trouxe à nossa cidade espetáculos e apresentações de grande valor artístico e cultural.